segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A NOVA DIRETORIA DO PALMEIRAS


Foi eleita, em chapa única, a nova diretoria do Palmeiras que já tomou posse. A prestação de contas da diretoria anterior (post abaixo) foi feita em reunião com as duas diretorias na sede, sábado, pela manhã. Participaram da reunião o atual contador da Palmeiras que falou sobre a situação contábil e financeira e Moura Ferro que falou sobre a situação jurídica da luta pela manutenção do campo.

A diretoria anterior se comprometeu a ajudar ao máximo a nova administração e desejou o seu máximo sucesso.

A nova diretoria é a seguinte: Presidente AILTON BRASILIANO DA COSTA (Catito), vice-presidente RENATO DE OLIVEIRA, 1º Tesoureiro JOCELINO MANOEL DA COSTA (Celino), 2º Tesoureiro FLAVIO BRASILIANO COSTA (Marô),1º Secretário AMILTON HINCKEL,2º Secretário ARILTON OSCAR ANGELO, DIRETOR DE ESPORTES SIDINEI CARMO PEREIRA (Divino), DIRETOR DE PATRIMÔNIO JAKSON FURTADO,DIRETOR DE COMUNICAÇÃO ADILTOM AILTON COSTA.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA DIRETORIA DE 2002/2010

Em 2002, depois de notar algumas coisas erradas com o Palmeiras e descontentes com a diretoria de momento, um grupo de amigos resolveu se reunir e lançar uma chapa para concorrer à eleição naquele ano.

Com a vitória na eleição começou uma historia de títulos e muita luta para S.EPALMEIRAS. Com um inicio bastante conturbado, com documentação atrasada e dividas, a nova diretoria, formada por André , Enir, Luciano, Jakson, Guinho, Daniel meteu a cara no trabalho com a regularização da documentação, pagamento de todas as dívidas, inclusive luz e água que estavam atrasados, aumento das dimensões do campo, construção das guaritas de dois bancos de reservas, e uma casa de arbitro, e, mais recentemente, um parque infantil e a construção de um novo bar com dois vestuários e uma área para a churrasqueira.

O tamanho do campo foi ampliado em 6 (seis) metros para poder, no ano de 2003, entrar no campeonato organizado pela Liga de Florianópolis. Foi a nossa primeira participação na 2ª Divisão de Amadores de Florianópolis com o nosso amigo Marinho no comando técnico do time. O Palmeiras ficou em terceiro, quase subindo para primeira divisão.

Em 2004 um tímido oitavo lugar mas, já no ano seguinte, em 2005 o Diretor de Esportes e tesoureiro Luciano Pereira, resolveu trazer jogadores de outros bairros e, ai sim, começaram as conquistas e, a primeira delas, o título da Copa Floripa, dentro do Ribeirão da Ilha, em cima do Canto do Rio, um dos melhores times de Florianópolis, e fomos 4º na 2ª Divisão.

Em 2006 fomos campeões da segunda divisão conseguindo o acesso para primeira e o segundo título da Copa Floripa, em cima do nosso maior rival, e co-irmão, o Cruz de Malta.

No ano de 2007 a consagração: Campeão da Primeira Divisão, em cima do Bangu, e campeão da Copa Floripa, em cima do Barrense.

Depois da consagração a queda. Em 2008 caímos para a segunda divisão para voltar em 2009 com o título da segundona novamente.

Já no ano de 2010, na Primeira Divisão, um 3º lugar nos encheu de orgulho pois perdemos para duas equipes que gastaram muito dinheiro.

Ocuparam a presidência do Palmeiras neste período o André, Renato, Luciano, Daniel e Lito. Moura Ferro, Gilson e Cristiano normalmente completaram as diversas diretorias entre outros.

A LUTA PELO CAMPO

No dia 30 de setembro de 2003 o André, então presidente, foi surpreendido em sua casa, com a presença de um Oficial de Justiça dizendo que estava ali para tirar o campo do Palmeiras para entregar ao Sr. Walnei Medeiros por ordem do Juiz da 6ª Vara.

A surpresa foi geral. Claro que todos sabiam do processo do campo que estava em disputa. Tinha a Ação de Usucapião que todos consideravam ação ganha pelo tempo de posse do terreno desde 1962.

André pediu que o Oficial de Justiça ficasse esperando no campo que logo ia atendê-lo. Neste período ligou para quem se encontrava no bairro para que, de alguma forma, pudesse manter o campo. Ligou para o Moura Ferro, na época, sócio recente do clube que também era advogado. Eram em uns 10 no campo. A grade maioria encontrava-se trabalhando naquele horário.

Orientados pelo Moura Ferro, a comunidade avisou ao Oficial de Justiça não iria entregar o campo e que resistiria a imissão de posse. O Oficial se retirou avisando que solicitaria reforço policial para tomar o campo.

Naquela noite, na sede, foi promovida uma reunião com o advogado do Palmeiras, Dr.Hélio Bairros, que disse que o processo estava perdido e que não tinha mais nenhum recurso e orientava a entrega pacifica do campo. Tal orientação não foi aceita pelos presentes, especialmente pelos dois advogados sócios ali presentes, Moura Ferro e Maurício Zaidan. O Dr. Hélio Bairros foi convencido a ajuizar novos recursos com o auxílio dos sócios advogados. Estamos no campo até hoje e cada dia é uma vitória.

Neste período de 7 anos estamos resistindo juridicamente, politicamente e esportivamente a tomada do nosso campo.

Por iniciativa dos Vereadores Oscar Conceição, já falecido, e Xande Fontes, toda a área do Palmeiras foi considerada por lei como área Verde e de Lazer. Isto não impede a posse pelo Sr. Walnei mas limita o que se pode fazer com a área.

A nossa luta já é de conhecimento da cidade pois fizemos várias campanhas e conseguimos como na mídia esta situação usando, inclusive, a projeção que o Palmeiras ganhou disputando e ganhando o Campeonato de Amadores e a Copa Floripa.

Em outubro p.p. o Dr. Hélio Bairros nos comunicou que um novo recurso tinha sido perdido e que, devido as suas obrigações com o Sindicato da Construção Civil, que é presidente, estava desistindo de ser o advogado do Palmeiras. Foi por nós indicada a Dra. Daniela Gonzaga para continuar no processo em razão de que Moura Ferro e Mauricio Zaidan já estão no processo como advogados da AMPOLA.

O processo de Usucapião que o Palmeiras entrou para regularizar a sua posse já por perdido em 1996 portanto há 14 anos. Não tem mais recurso desde aquela data. O processo já acabou. Foi perdido porque as testemunhas que foram levadas para provar a posse eram, ou tinham sido, diretores do Palmeiras, e não foram aceitas pelo Juiz. Ficamos sem nenhuma testemunha e perdemos o processo. Simples e trágico assim.

O Sr. Walnei Medeiros ganhou no processo o direito de posse de três áreas que têm escritura pública. São elas;

a) um terreno com área de 2.941,825m2 situado no lugar Rio Tavares, Lagoa da Conceição, frente para a Estrada Geral do Rio Tavares, fundos com terras de Marcelino Francisco Pereira, de ambos os lados com terras do comprador, inscrito no Registro Imobiliário no Livro nº. 3/L, fls. 75, sob nº. 9.718;
b) um terreno com área de 2.928,00 m2, situado no mesmo lugar, também de frente para a Estrada Geral do Rio Tavares, em 24 metros, fundos de 24,80m com terra, sob nº. 4.248s de Marcelino Francisco Pereira e de um lado com terras dos AA., em 114,00 metros e do outro, com terras de Bonifácio Venâncio Gonçalvez, em 126,00 metros, devidamente inscrito no Registro Imobiliário 3/C, de fls. 295, sob nº. 4.248;;
c) um terreno com 2.941,825m2, no mesmo local, extremado com terra dos AA., fazendo frente com a estrada geral, fundos com terras de Marcelino Francisco Pereira, laterais de um lado com terras devolutas e de Ciciliano J. Líbano e do outro com terras dos AA., inscrito no registro imobiliário, no livro 3/I, fls. 75, sob nº. 9.718.

As áreas são contíguas e somadas possuem a metragem de 8.811,65m2,
Estas áreas não foram marcadas no processo. Levantamento topográfico feito pelo Palmeiras atestam que estas áreas são abrangem inteiramente o nosso campo.

O processo esta voltado do Tribunal para a 6ª Vara Cível para ser imitido novo mandado de imissão de posse.
Voltamos à mesma situação de setembro de 2003. Estamos preparando recurso para que o Juiz determine que seja marcada a área que o Sr. Walnei Medeiros ganhou realmente. Não é certo que o Juiz vai aceitar a fazer isto nesta oportunidade do processo. Na Justiça tudo tem seu tempo e prazo.

Devemos ter andamento no processo nos primeiros dias de 2011.

RELAÇÃO DE PATRIMÔNIO PALMEIRAS

Abaixo a relação de material que estamos deixando para a nova diretoria. A prestação de contas financeira será feita em documento próprio em separado.

Troféus No Bar : Campeão Copa Floripa 2005,2006 e 2007
Campeão Segunda Divisão 2006 e 2009
Campeão Amador 2007
Campeão da copa Avai Sub 12 2007
Equipe mas Disciplinada 2007 e 2009
Troféu Cidade de Florianópolis

1 Freezer
1 maquina de cortar grama adquirida em janeiro de 2010
1 Balcão
1 Pia
1 Grelha
5 Espetos
1 Faca Grande de Churrasco
7 Pratos
10 Facas
10 Garfos
1 Tabua de Cortar Carne
8 Chuveiros
1 Jogos de Camisas Comprida completo
5 Jogos de Camisas completos
6 Bolas
1 Maca
8 Cadeiras Brancas
3 Cadeiras madeiras
2 Mesa
2 Redes
2 Apitos
2 Cartões
1 Camisa de Juiz
2 Bolsas de massagem
1 Botijão de Gás
1 Banco de Madeira
1 Jogo de Colete
1 Bomba
2 Abridores de garrafas

CONCLUSÃO

Estamos concluindo o nosso trabalho e entregando democraticamente a gestão do Palmeiras à nova diretoria eleita.

Aproveitamos para agradecer a todos os atletas, ex-atletas, amigos, comunidade, vizinhos, e os demais clubes amadores de futebol que mantém com trabalho árduo e muito pouco recursos vivo o futebol que é, depois da língua portuguesa, a maior definição de nós brasileiros.

Desejamos os melhores votos de sucesso aos novos diretores e nos colocamos, desde já, à disposição para aquilo que for necessário para manter sempre grande o nome e o patrimônio do nosso querido Palmerinhas.

Florianópolis, 11 de dezembro de 2010.