sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

2012. O ANO QUE RECUPERAMOS O NOSSO CAMPO.


O campo do Palmerinhas, da comunidade do Porto da Lagoa da Conceição,  foi disputado na Justiça desde agosto de 1996. O Palmerinhas teve o seu processo de Usucapião negado pois as testemunhas que levou, para provar a sua posse legal de vários anos, por todas pertencerem à comunidade do Porto da Lagoa, o Juiz entendeu que tinham interesse no processo e foram desconsideradas.

Por outro lado, o empresário Sr. Walnei Medeiros ingressou com um Processo de Reivindicação de Posse onde requereu a posse das áreas descritas em três títulos de propriedade e teve ganho de causa em sentença confirmada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e no Superior Tribunal de Justiça de Brasília.


No dia 10/04/2012, às 15h., o campo do Palmerinhas foi invadido e destruído pelos novos possuidores por determinação da Justiça e com cobertura policial. Uma grande violência contra a área e os membros da comunidade.

Os meninos da escolinha estavam jogando quando foram expulsos pelo Oficial de Justiça e pelos policiais. Saíram chorando, com medo, e sem entender nada.  
A revolta dos moradores transformou-se, imediatamente, em disposição de luta. A Rua Osni Ortiga foi imediatamente bloqueada e uma comissão foi deslocada para ir até o Clube 12, no centro da Capital, onde estava ocorrendo uma reunião, com a presença de autoridades municipais para tratar do Plano Diretor, para exigir a desapropriação da área e a sua manutenção como área pública de lazer.

Várias manifestações de ruas e reuniões com o Prefeito e Secretários Municipais ocorreram.  Conquistamos o apoio da imprensa, de alguns vereadores e dos moradores de toda a Florianópolis, especialmente, da Lagoa da Conceição e do Rio Tavares. 

Foram 3 semanas de intensa luta e tensão, onde a comunidade demonstrou toda a sua capacidade de mobilização, força e disciplina sobre a coordenação da direção da AMPOLA e do Palmerinhas. 

E, no dia 27/04, o Prefeito Dário Berber, assinou o Decreto que passou a considerar o campo, como de utilidade pública, sujeito à desapropriação. 
Começava ai uma longa espera. Precisávamos manter a comunidade mobilizada mas, ao mesmo tempo, paciente e disciplinada. E foi o que ocorreu. 

Um mês após a assinatura do decreto de utilidade pública,  foi dado ingresso ao processo de desapropriação e somente em 05/10 o Juiz da Vara da Fazenda deu uma liminar  mandando entregar o campo do Palmerinhas para a Prefeitura de Florianópolis. A área passava a ser  pública.

Nosso acordo com a atual administração era de fazer um convênio para que a Prefeitura recuperasse e reconstruísse o estádio e o Palmerinhas administrasse a área.  Apesar da nossa insistência isto não ocorreu este ano. Já foi iniciado contato com a futura administração e aguardamos a posse para reiniciar as negociações.

De qualquer forma a a área já é da comunidade do Porto da Lagoa e a vitória é nossa. Precisamos avançar e iremos.

Uma grande conquista de presente para o aniversário de 50 anos do Palmerinhas.

Que 2013 seja o ano da reconstrução do nosso estádio. Um 2013 de muito sucesso para todos nós.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Festa comemorou os 50 anos do clube do Porto da Lagoa.

Depois da ameaça de desistir da Primeira Divisão da Capital, a Sociedade Esportiva Palmeiras deu um presente para a comunidade do Porto da Lagoa. Durante as comemorações pelos 50 anos, sábado, o clube apresentou a nova diretoria para 2013, o material esportivo e anunciou a lista com 24 jogadores. 
No elenco estão atletas campeões da Primeira e Terceira Divisões da Liff. O novo treinador será João Nascimento, o Pirica. Nesta temporada, ele comandou o Cruz de Malta e ficou na terceira posição da Terceira Divisão. O elenco montado pelo gerente de futebol, Luciano Pereira, ainda não está fechado.
_ Estamos conversando com mais dois ex-atletas profissionais, que podem reforçar o clube já para a Copa Floripa. Todos os outros já estão apalavrados _ comentou Luciano.
O presidente Cristiano Pires assume o clube pela segunda vez. Sem local para mandar os jogos, ele deve correr atrás de patrocinadores.
_ O material foi doado pela Ampola (Associação de Moradores do Porto da Lagoa), que tem o projeto saúde e lazer na comunidade. Agora, vamos correr atrás de patrocinadores para conseguir pagar o aluguel do campo, transferências dos atletas, transportes e outras despesas _ explicou o presidente.

Diretoria
Presidente: Cristiano Marques Pires
Vice-presidente: André Barcellos Corrêa
1º tesoureiro: Fábio Djalma de Souza
2º tesoureiro: Ailton Dutra
1º secretário: Daniel Menezes da Silva
2º secretário: Leônidas Vieira Fontoura
Diretor de esportes: Isaias Bittencourt
Diretor de patrimônio: Sidnei Carmo Pereira
Diretor de comunicação: João Batista Medeiros
Gerente de futebol: Luciano Carmo Pereira

Atletas
Goleiros: Betão (ex-Cruz de Malta), Tikun (ex-Montenegro), Ricardo Paredão (ex-Bangu) e Christian;
Laterais: Cheirinho e Zuza;
Zagueiros: João Paulo (ex-River), Marquinhos (ex-Cruz de Malta), Wagner Negão (ex-Bangu), Alex e Jorge;
Volantes: Gerson (ex-Bandeirante), Magué (ex-Vila Nova), Tripa (ex-Cruz de Malta) e Maro;
Meias: Douglas (ex-Cruz de Malta), Richard (ex-River), Mael (ex-Vila Nova), Leo Modesto (ex-Lagoa) e Geovani;
Atacantes: Tita (ex-Pântano do Sul), Adrianinho (ex-Cruz de Malta), Túlio (ex-Cruz de Malta), Destroi.